FUI DEMITIDO, AINDA BEM
- HUMBERTO BARROSO da FONSECA
- 20 de nov. de 2023
- 3 min de leitura

No dia 11 de julho de 2022, tive a primeira demissão da minha carreira, e vou falar, foi a melhor coisa que me aconteceu. As relações já não eram as melhores, eu já não acreditava mais no projeto, e por fidelidade a algumas pessoas, não conseguia dar um fim àquela relação que não me fazia bem há algum tempo. Lembro-me que isso foi em uma segunda-feira; no domingo, estava na casa da minha mãe e falei: "Amanhã terá uma nova rodada de demissões na empresa, e eu gostaria de estar entre os desligados." Eu estava. Não só eu, mas 3 dos 5 diretores que tínhamos. Foi um downsizing significativo e necessário.
Não foi um dia fácil. Algumas pessoas da minha equipe sentiram bastante. Tentei acalmar a todos, mas internamente eu agradecia muito por aquilo. Senti um alívio impressionante. Ao chegar em casa e comentar com a minha esposa, eu disse: "Fui demitido. Ainda bem."
Foram 3 meses até o processo de recolocação, que hoje está completando 1 ano. Foram 365 dias de muito trabalho e novos desafios. Cheguei à área de facilities da maior empresa de saúde suplementar da América Latina, tendo como responsabilidade e meta as disciplinas de Higiene e Limpeza, Lavanderia, Controle de Resíduos, Controle de Pragas, Segurança Patrimonial, Patrimônio, área de Medição, Planejamento e Controle da Manutenção, Planejamento e Controle de Obras, Orçamento da Vice-presidência Administrativa, Frota, Viagens, APP de Mobilidade e Gestão de Contratos. Ufa, quanta coisa! Em 6 meses de casa, assumi o Call Center Marcação de Consultas e Exames, com mais de 1 milhão de chamadas por mês, e também a Central de Serviços Compartilhados (CSC), ainda em formatação, criando uma nova área na companhia.
O que torna o desafio ainda mais gratificante é que tudo isso aconteceu no momento em que fizemos a maior combinação de negócios da bolsa de valores do Brasil. Fui demitido, ainda bem. É isso. Foram 3 meses para recolocação, e esses períodos são ótimos para fortalecer laços. O financeiro não era um problema, mas receber ligações dos amigos para saber como estava, se os processos estavam caminhando, quem me indicou para uma vaga; isso é o valor das relações.
Tentando trazer um pouco do que aprendi com esta experiência, abaixo trago 10 dicas para tornar este momento mais suave:
1. Tenha sua reserva de emergência. Não precisar aceitar uma proposta ruim é libertador e ajuda a tomar decisões com mais razão do que emoção.
2. Ajuste a sua rotina para o momento. Não deixe sua mente lhe controlar; quanto mais conseguir ocupá-la, melhor.
3. Ative sua rede com mais experiência. Não só para o network, mas para um bate-papo, ajudar com uma entrevista simulada, uma dica para o currículo, etc.
4. Foco no que está em suas mãos. Aplique nas vagas que estejam alinhadas ao seu perfil e prepare-se bem para as entrevistas que terá.
5. Aproveite para ter mais tempo com a sua família. Curta o período e o processo.
6. Coloque as leituras em dia; faça cursos que ainda não havia feito por falta de tempo.
7. Minimize o tempo de telas; busque ter reuniões, compartilhar ideias, fazer uma consultoria para um amigo. Lembre-se, controle sua mente.
8. O processo de contratação é uma conquista para os dois lados. Se sentir que não é o local certo para você, que o salário não é o que merece, diga não. Se você fez certinho a primeira dica, isso não deveria ser o problema.
9. Chegou a proposta, veja se lhe atende, negocie o que entende que é factível. Você precisa estar bem para render o seu máximo.
10. Chegou o seu "você está contratado", comemore, agradeça a todos que te acompanharam nesta jornada e aproveite para comemorar com sua família.
Sua nova oportunidade vai chegar. A minha, hoje está completando 1 ano. Estou feliz, realizado no trabalho. Durante o período, foram muitas incertezas, inseguranças, diversos sentimentos lhe atacam todos os dias. Seja mais forte, confie em você. Da próxima vez que for demitido, diga: "Ainda bem."
Comments